quarta-feira

Dicas para visitar Praga


Praga (em checo Praha) é a capital e a maior cidade da República Checa e património cultural e natural da UNESCO desde 1992.
Conhecida como "cidade das cem cúpulas", Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famosa pelo extenso património arquitectónico e rica vida cultural.

O curso sinuoso do rio Moldava através da cidade, cheia de belas e antigas pontes, contrasta com a presença imponente do grande Castelo de Praga.

Praga é sem duvidas uma das cidades mais românticas do mundo.

Texto in wikipedia

Clica em cima dos nomes para saberes mais


O QUE VER



Franz Kafka Nasceu em Praga a 3 de Julho de 1883 e morreu em Klosterneuburg na Áustria a 3 de Junho de 1924, famoso escritor de língua alemã, autor de romances e contos, considerado pelos críticos como um dos escritores mais influentes do século XX. A maior parte de sua obra, como A Metamorfose, O Processo e O Castelo, está repleta de temas e arquétipos de alienação e brutalidade física e psicológica, conflito entre pais e filhos, personagens com missões aterrorizantes, labirintos burocráticos e transformações místicas.
Kafka viveu na casinha de número 22 da Rua Dourada, no castelo… visita.







- Ponte Carlos - em checo Karlův most é a ponte mais velha de Praga, e atravessa o rio Moldava da Cidade Velha até a Cidade Pequena. É a segunda ponte mais antiga existente na República checa.

- Castelo de Pragaem checo Pražský hrad, está localizado na Colina Hradcany, local onde foi fundada a cidade, que domina a capital na margem esquerda (ocidental) de Vltava. O Castelo de Praga é uma das construções mais importantes da cidade.

- Catedral de São Vito - em checo: Katedrála svatého Víta, é uma das principais construções da cidade de Praga e a maior igreja da República Checa. Situada no Castelo de Praga e estando construída juntamente com o castelo

- Praça da Cidade Velha - em checo Staroměstské náměstí, Loudspeaker.svg Staroměstské náměstí é uma praça histórica no quarteirão da Cidade Velha bem no centro de Praga. Localizada entre a Praça Venceslau e a Ponte Charles.



- Relógio Astronómico  – em checo Orloj,  é o relógio medieval mais famoso do mundo. Foi construído em 1410 pelo mestre relojoeiro Hanus e aperfeiçoado por Jan Taborsky no século XVI. A lenda diz que, para que Hanus não repetisse sua obra, os vereadores o deixaram cego.
O relógio foi montado na parede sul da Câmara Municipal da Cidade Velha na Praça da Cidade Velha.

- Torreda Pólvora - é uma parte do interior do Castelo de Praga.
Era uma 13 torres defensivas que faziam parte das muralhas que rodeavam a cidade velha 1232, mas é a única que se encontra de pé nos dias de hoje.

- Praça Wenceslas - Praça de 800 metros do século XIV com um Museu Nacional, estátua de São Venceslau.

- Casa Dançante - A Casa Dançante é um prédio de escritórios no centro de Praga. Ela foi desenhada pelo arquiteto Vlado Milunić.

- Muro de Lennon - Muro coberto de grafites com mensagens políticas em sua maioria, desde a época do regime comunista.

- Vysehrad - Castelo fortificado com museu, passagens ocultas, grandes jardins e ruínas de uma basílica medieval.


- Igreja de São Nicolau da Malá Strana - é uma das igrejas barrocas mais bonitas da Europa central e sem dúvidas a expressão máxima do Barroco na Boémia.


- Casa Municipal - Edifício no estilo art nouveau com concertos de música clássica, ópera e ballet, além de desfiles de moda.

- Mosteirode Strahov - edifício medieval com salão teológico com decoração de estuque, grande biblioteca e igreja barroca

- Clementinum - é um complexo histórico de edifícios em Praga. Até recentemente, o complexo hospedava as bibliotecas nacionais, universitárias e técnicas.

- Ilha de Kampa - que na verdade é uma península, fica debaixo da Ponte Carlos, na margem esquerda do rio Vltava. O acesso é por uma escadaria que fica um pouco antes do final de Karlov Most. A ilha de Kampa já serviu de cenário para Tom Cruise no filme “Missão impossível).


PRAGA JUDAICA



- Josefov – o bairro judeu faz parte da Cidade Velha de Praga e era o gueto dos judeus da cidade.
Esse bairro é frequentemente representado pela bandeira dos Judeus de Praga, uma Estrela de Davi amarela sobre um fundo vermelho.

- Museu Judeu de Praga - foi criado em 1906 para documentar a história, os costumes e as tradições da comunidade judia da Boémia, particularmente no momento em que o gueto de Josefov sofreu uma reforma urbana radical e, de certa forma, perdeu sua essência e sua alma.

- Antigo CemitérioJudeu de Praga - em checo Starý židovský hřbitov, encontra-se em Josefov. Antes da Primeira Guerra Mundial, o cemitério pertencia ao Reino da Boêmia. Esteve um uso desde o início do século XV (a mais antiga tumba, do rabino Avigdor Kara, data de 1439) até 1787.

- Sinagoga VelhaNova - é a mais antiga sinagoga da Europa. Foi projetada inicialmente com o nome de Neu Shul («Nova Sinagoga» em língua iídiche. Shul designa a sinagoga, pois aí também se ensina).

- Sinagoga Espanhola - Vitrais de cores fortes, motivos orientais estilizados e ouro brilhante – é a mais bela sinagoga da cidade judia de Praga.



FORA DE PRAGA



- Castelo de KarlsteinEm checo Hrad Karlštejn, está a cerca de 30 km de praga e é um castelo gótico fundado em 1348 por Carlos IV, Sacro Imperador Romano e Rei da Boémia. O castelo serviu como local para a guarda das jóias, relíquias de santos e outros tesouros reais, assim como a Regalia Imperial e para se eleger o Rei da Boémia.


ITINERÁRIOS



Catedral de São Vito - Castelo de Praga - Torre de ferro - Ponte Carlos - Orloj (relógio astronómico medieval) - Praça da Cidade Velha - Torre da Pólvora – Praça wenceslas - Casa Dançante

72 horas em Praga


- DIA 1

Torre da Pólvora – Casa municipal - House of the Black Madonna - Prague Estates Theatre - Praça da Cidade Velha - Orloj (relógio astronómico medieval) - Igreja da Nossa Senhora em frente de Týn - Ponte Carlos – Igreja são nicolau


Castelo de Praga – Rudolfinum - Sinagoga Velha Nova - Sinagoga Espanhola - Museu Judeu de Praga - Antigo Cemitério Judeu de Praga

Casa Municipal - Praça Wenceslas – Vysehrad – Cemitério Vyšehrad


MUSEUS



- Museu Nacional de Praga - em checo Národní muzeum é um dos principais museus de Praga.
O museu é constituído por diversos edifícios. O edifício principal, de estilo neo renascentista fica situado no fim da praça de Venceslau. Seu vestíbulo central serve também de panteão para os grandes checos.

- Museu do Comunismo - exposições multimédia e objetos que mostram como era a vida durante o regime comunista em Praga.

- Galeria Nacional de Praga - guarda a mais extensa coleção de arte da República Checa, espalhada por diferentes instalações e prédios históricos da cidade

- Museu Sex Machines - é o único museu do mundo dedicado às máquinas sexuais.





PRAGA COM CRIANÇAS



- Museu Técnico NacionalEm checo Národní technické muzeum, fundado em 1908 é a maior instituição dedicada à preservação de informações e artefactos relacionados à história da tecnologia na República checa.

- Torre Petřín - Torre de ferro de 378 m de altura (mais alta que a Torre Eiffel) construída em 1892 e com vista da cidade…
Aproveita e vai de Funicular.

- Observatório de Štefánik - está localizado no coração de Praga, nos parques de Petrín, no Muro da Fome, que foi construído durante o reinado de Carlos IV no século XIV.

- Rua Dourada – no castelo de praga, as casinhas pequenas com portas baixas da Rua Dourada (Zlatá ulička ou Golden Lane) são um sucesso com as crianças.
Kafka viveu na casinha de número 22.

- Rua mais estreita de Praga - Há até semáforo nesse caminho, já que só passa uma pessoa de cada vez.


COMER – top 6 de acordo com a pontuação do Tripadvisor











CHEGAR A PRAGA




de Lisboa
voo direto

- Tap


1 paragem

- Lisboa – Basel - Praga (Easyjet)

- Lisboa – Genéve (Easyjet, Swissair) - Genéve – Praga (Swissair)


do Porto
voo direto



1 paragem

- Porto – Basel - Praga (Easyjet)

- Porto – Géneve (Easyjet, Swissair) - Géneve – Praga (Swissair)






TRANSFER - do aeroporto para o centro da cidade e vice-versa







OUTRAS INFORMAÇÕES



- Supermercados

      - Tesco

      - Albert




Boas viagens :)


Sem comentários: